- Francisco Capelo
Face ou não Face, eis a questão

Nesta época de grande volatilidade, de lutas entre gerações que permitem por exemplo ocultar o famoso Tik Tok aos maiores de 25 anos durante anos a fio, de ridículos líderes políticos que fazem fraca a forte gente e de grandes do futebol que já não são assim tão grandes, uma última dúvida apoquenta a nobre nação tuga à beira- mar plantada:
. Quem irá deixar o Facebook hoje ?
Deixar o Facebook tornou-se o desporto nacional, e este desporto tem as suas regras muito específicas, muito próprias:
1ª fase: a fase da descrença.
Que o Facebook é um malandro, que ganha dinheiro connosco quando devia (num mundo eivado de capitalismo selvagem, recorde-se) ser absolutamente puro, impoluto – que deveria dar o exemplo de santidade quando tudo à volta são porcos sem pérolas. Oh, ignomínia !!
2ª fase: a fase da meditação.
Pensa-se interiormente se será melhor ficar ou ir embora; um muito luso “Should I stay or should I go?”, entoado por um também muito luso cidadão, sem grandes capacidades musicais, mas com um enorme fundo de bondade (lá bem no fundo é bom rapaz). Ah, que já me sinto melhorzinho..
3ª fase: a fase da publicidade.
Uma fase maravilhosa: tomada a decisão irrevogável (ora onde é que eu já ouvi isto antes…?) de abandonar um barco miserável, imoral e decadente, há que espalhar a palavra, claro - informando escandalizado toda a população – população essa que habita… exactamente o mesmo Facebook que se vai abandonar!!! Oh, ironia cruel...
4ª fase: a fase do desconforto.
Caramba, um homem não é de ferro: de repente, o náufrago das redes sociais sente-se só. Maldiz deste mundo e arredores, maldiz dos seus amigos que não vê há meses, pois que os via onde? – lá está, no mesmo Facebook que acaba de abandonar. Ahh, maldita sorte…
5ª fase: a fase do arrependimento.
Toma-se, a contragosto, a decisão oposta: a de regressar ao barco dos mil buracos (no casco e na dúbia moral). Oh, vergonha suprema..!
Tenho alguns conhecidos no Facebook (todos os temos) que já abandonaram várias vezes e outras tantas voltaram ao Facebook: tornou-se uma moda. Tornou-se um golpe publicitário, e até as personalidades públicas aderiram a este novo chique social (mas elas bem sabem que isto só resulta se fizerem bastante publicidade, e por isso mesmo nunca se esquecem de anunciar aos quatro ventos no mesmo Facebook que vão deixar, despeitados).
Vou ser claro: só se desilude com o Facebook quem sempre esteve iludido !! Volto a relembrar: quando qualquer ser humano deste planeta Terra faz o seu registo nesta rede social (que continua a ser a mais relevante e completa actualmente) aparece-lhe uma parangona à frente:
“O Facebook é gratuito e sempre será”
Eu creio que as pessoas que fazem o registo pela primeira vez sabem ler. E se sabem ler conseguem compreender. Ou não ? Há algo que me escape ??
A mensagem é simples: a maior rede social do mundo é GRÁTIS agora e SEMPRE será Grátis.
Como diria o outro: qual é a parte que o meu amigo não entende ???
E agora não me venham com cenas da Cambridge Analytics e coisas que tal. Apresentem-me à frente redes sociais que não sejam permeáveis a Apps algo maliciosas e eu apresento-lhes mentirosos compulsivos. Desde o Google Play ao Android à Apple App Store, eles andem aí !!
Agora, elencando tudo o que o Facebook permite, de forma Gratuita:
. Grupos de milhares de pessoas para cada tema, desde vendas até à arte;
. Criação de perfis pessoais, páginas profissionais e grupos;
. Marketplace que praticamente tornou o Olx obsoleto;
. Secção de emprego já bastante movimentada;
. Contactos por chat em tempo real com qualquer pessoa ou empresa do mundo;
. Ligação imediata com todos os nossos amigos (amigos offline e online);
. Criar anúncios (gratuitos ou então pagos se quisermos mais impacto);
. Partilha de imagens, de pensamentos, de vídeos;
E etc etc etc.
Acham pouco ?!?? E Grátis ??
Digam-me lá: qual é a rede social que permite tudo isto, que tem a abrangência global que o Facebook tem, com a postura ética que tem (para mim, sem dúvida que tem) - qual é ? Eu cá não conheço nenhuma. Se conhecerem alguma, não se esqueçam de avisar a malta !!
O Facebook prometeu e cumpriu. Não me peçam agora para entrar em hipocrisias ditadas por modas. Querem sair do Facebook ? – estão no vosso inteiro direito.
Agora, fazer publicidade ampla antes de sair, partilhar a vossa “dor” a torto e a direito para, uns mesitos após, voltarem de mansinho – não me peçam para pactuar com comportamentos desses.
Tenho dito.