Blog POST

  • Francisco Capelo

Quero WordPress.. porque SIM !

Atualizado: 24 de Ago de 2019



Bom, eu sei que este título é bastante provocador. Mas fica até ao fim do artigo, vais ver que vale a pena.


Começando por mim, quem eu sou: um webdesigner normalíssimo, não me considero um profissional desta área. Sempre preferi programas gratuitos e projectos .org e fui aprendendo ao meu ritmo - o que dá uma muito maior satisfação pessoal. No entanto já trabalhei com bastantes softwares: Dreamweaver para o Html, Swishmax para o velhinho Flash, fiz sites até com Bloco de notas!, imagina, e agora utilizo um concorrente do WordPress (há muitos concorrentes, e são geralmente muito completos).


Quando se fala hoje em dia de WebDesign – e também programação, um nome vem à baila: WordPress. A base, a estrutura tem sempre de ser esta.


Ai tem? Pois a mim nunca me convenceu...



Falemos então sobre isso, vejamos as características Reais deste sistema, o célebre WordPress:


1. A curva de aprendizagem (instalação e edição do template) é bastante complicada num primeiro momento para um iniciante (ao contrário do que se apregoa por aí)


2. Há problemas de ataques de hackers a toda a hora (e nessa altura é um programador bem pago que resolve momentaneamente essa situação - até à próxima vez..)


3. Templates são bastante configuráveis, sim, mas… e os do Squarespace não o são também? Ou os do Shopify? Parece-me uma falsa questão..



Eu quero frisar bem este aspecto: quando tu tens problemas com os ficheiros do teu site no WordPress (e isso vai ocorrer em pouco tempo e continuará a suceder para sempre) estás completamente por tua conta !! Corrijam-me se estou enganado, mas o feedback que tenho tido dos clientes deste sistema é que o suporte oficial é nulo, eles fogem destas questões como o Diabo da cruz. E aí, vais ficar perdido, asseguro-te...


Pessoalmente já trabalho com editores de sites web há practicamente uma década, e nunca compreendi esta veneração cega ao WordPress. E não compreendo isso por uma única razão: porque os problemas que apontei continuam exactamente os mesmos! Desde o início nada mudou! O sistema é estruturalmente idêntico há anos e anos.


Ouço muitas vezes:


I. "- Ai, mas o WordPress é 100% Gratuito e nos outros tenho de pagar...".

Tens a certeza disso?!? Se quiseres um site no Wix gratuito por toda a vida só tens de o dizer!! E aliás, não conheço nenhum dono de site que não pague anualmente: domínio e alojamento - pelo menos. Ok, adiante.


II. "- Ah, mas é mais fácil criar um site WordPress..."


A sério? A minha experiência diz-me exactamente o contrário!


III. "- Sim, mas os templates do WordPress são muito bons e posso mudar tudo!"


Bem, dizes isso porque ainda não viste os dos outros sistemas, garanto que têm um visual e funcionalidades fantásticas. E quanto à configuração total, estás enganado: é o Wix (e várias outras opções) que a permite, pois a estrutura do WordPress é bastante mais rígida (dentro de cada template).


Eu pessoalmente já tive: um Fórum; um portal em ASP, vários Blogs, geri um site em WordPress há algum tempo e tenho agora o meu site pessoal no Wix há vários anos, por isso posso falar com à vontade deste assunto. E sabes uma coisa? - Nunca encontrei um sistema tão simples de usar como o Wix - e, pasme-se... Completo!


Vou agora apontar as vantagens e também os problemas de um sistema como o Wix, em comparação com o WordPress.


( vou falar do Wix porque é o que eu conheço melhor, não me pagam nada para o fazer. Poderia comparar com qualquer outro sistema, desde o Big Commerce ao Volusion - se é que o Volusion ainda existe )



O Wix apresenta as seguintes Grandes diferenças:


1. A curva de aprendizagem é muitíssimo suave, verdadeiramente intuitivo e DIY (ao contrário do WordPress)


2. Os problemas de segurança de ficheiros pura e simplesmente… não existem! Está tudo centralizado nos servidores da Wix (ao contrário do WordPress). E aqui, só mesmo um programador muito batido pode ficar indiferente à importância fundamental deste aspecto para um utilizador que está a dar os primeiros passos no design de sites…


3. Templates excelentes, Gratuitos, adequados a cada tipo de negócio e infinitamente personalizáveis (mais personalizáveis do que os do WordPress - na minha opinião).


4. O SEO costumava ser um problema, todos os users WordPress gozavam com o Wix por causa disso, mas já não é tema de conversa; a integração com o próprio Google tornou este um dos aspectos diferenciadores da plataforma Wix nesta altura - mais uma vantagem (pelo menos em relação aos outros concorrentes, pois penso que o WordPress continua muito bom neste aspecto).



Agora, os problemas:


1. Mudar os dados do Wix para outro sistema é muito difícil (há quem diga: impossível)


2. Não se pode mudar de um template para outro a "meio do caminho"


3. Wix é sem dúvida o mais barato do mercado, mas ao adicionar APPs, o montante a pagar por mês está sempre a subir, há que ter cuidado


4. Sistema de loja online (e-Commerce) está longe de ser o mais completo (mas é perfeitamente suficiente para pequenos negócios)



E é isto o que eu vos queria dizer. Atenção: este mundo está cheio de marketing; e este marketing tenta impingir modas, modas essas que anunciam aos quatro ventos: "- Sou eu o futuro! Olhem para mim!!" Ora, todos nós vimos o que aconteceu ao gigante MySpace; vimos também o Dreamweaver tornar-se practicamente obsoleto com a pressão dos editores de webdesign online; assistimos ao Flash desaparecer do radar, etc etc etc.


Muitas, muitas promessas do que vai ser o futuro. E depois, o futuro esquece-se de esperar por essas promessas e faz o seu próprio presente sem elas...


Não me interpretem mal: eu não tenho dúvida de que o WordPress será muito provavelmente o sistema CMS mais completo e personalizável, disponível neste momento. Na realidade, uma percentagem assustadora de sites de grandes empresas e instituições usam esta estrutura - creio que mais de 50% na web actual, segundo a última estatística...!!!


Mas também, assim como não tenho dúvida de que 90% das pessoas que afirmam a pés juntos que querem um site em WordPress... no fundo não sabem o que é o WordPress! Tem vantagens? - Sim, tem. Mas tem também várias enooormes desvantagens - que os utilizadores comuns desconhecem em absoluto.. Baseando-me apenas no popular site Zaask, a grande maioria de pedidos de websites são acompanhados por um pequeno detalhe: “- Tem de ser em WordPress! Tem de ser em WordPress!!”.


E aqui eu pergunto: PORQUÊ?? Porque diabo tem de ser em WordPress?? E Drupal? E PHP Nuke? E o próprio código ASP, ou Java, deixaram de ser opção? Deixaram de existir de repente?? WordPress parece ser a última Coca- Cola do deserto!! Por favor... há que relativizar e não diabolizar tudo o que está à volta - e que é também de grande qualidade.


Muitas pessoas pedem WordPress porque... ouviram toda a gente falar em WordPress! Tornou-se uma moda!


Ouve o meu conselho, e ouve-o por duas razões: porque é sensato e porque é gratuito: escolhe o sistema Adequado ao que queres fazer. Não o escolhas simplesmente porque ouviste falar que é o melhor. Analisa todas as suas características antes.


E então, aí sim – Decide. Pela tua cabeça e não por ouvir dizer, de pseudo- gurus, alguém cujas intenções desconheces. Essa de Maria-vai-com as-outras, na web (como em qualquer lado), não funciona de todo...


Isto não quer dizer que não vai servir para o teu negócio - nada disso: o WordPress pode ser bom para ti – mas assim como pode ser o início de um verdadeiro pesadelo para pessoas com pouca experiência nesta área do webdesign e programação...



Faz a ti mesmo estas 3 simples perguntas antes de optares em definitivo:


1. "- Eu quero ter uma solução duradoura, estável e confiável; ou quero arranjar uma dor de cabeça interminável?"


2. "- Eu quero algo que me simplifique o trabalho; ou que complique ainda mais a minha vida?"


3. "- E quero que o site seja facilmente gerível, autónomo e sempre online; ou quero ter problemas a cada esquina por onde passo?"



Quem te avisa... ;-)



Finalmente - Boa sorte para o teu negócio !!



P.S. Se precisas de ajuda, nem que seja para trocar ideias, envia mensagem. Tenho uma "Experience" no AirBnb em que ensino qualquer pessoa a fazer o seu próprio site, deixo o link em baixo para o caso de quereres experimentar.



"Cria tu mesmo o site do teu negócio"

https://www.airbnb.pt/experiences/880335


>> em Carcavelos ou via Skype - 96 584 88 43 <<

lsalpico@hotmail.com


71 visualizações
  • Facebook Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Tumblr Social Icon
Francisc Capelo - Art Studio - Cascais