Escolho Fotos que me Inspirem

Fotógrafo - Pede AQUI para retirar a Foto do Artigo

Voltar ao BLOG
  • Francisco Capelo

Tàpies e a questão simbólica "religiosa" do PODER..




Reconheçamos: o paradigma estético greco- romano instrumentalizado politicamente através dos artistas mitificados da “Renascença” está morto e enterrado – não é RAP – é mais estilo RIP.



Puxem aí dos cadernos e lapiseiras - Vamos lá esclarecer esta cena:


. Leonardo da Vinci NÃO era um figurativo, NÃO se considerava figurativo NEM ensinava nada de nada que tivesse a ver com o figurativo. Putos das “escolas” de arte – rebentem a corda que vos mantém afastados 2 metros das “obras- primas” e vejam Realmente o que lá está – desde Rembrandt a Rubens, passando por Lucien Freud e mais um par de botas – mancha abstracta, empaste de pigmento puro. O figurativo sem a Mentira dos 2 metros de distância… não se aguenta em Tribunal !!



Mesmo esse MITO absoluto da homossexualidade de certos artistas deve ter sido um boato inventado à pressão, para mentir acerca do Essencial na História da Arte.


Desde Da Vinci a Basquiat, passando por Salvador Dalí e Gauguin e Van Gogh – muuuitas mentiras… será ke o tipo da orelha cortada… se auto- assinalou?? – MESMO ??? Os filmes mais recentes têm uma versão muuuito curiosa e inquietante!!



MITOS com PERNAS…. Perguntem aí aos galeristas e aos “Marchands” astutos que impuseram os “Impressionismos” e os “Expressionismos” Abstractos e as traições de Breton aos pintores Realmente Surrealistas e a essa canalhice da Pop- Art… Warhol nem sequer se considerava um “artista” !! Tinha respeito por Beuys e por Basquiat – que esses sim eram ARTISTAS !! A sério! Os galeristas que o endeusaram sabiam bem quem contava a verdade! A não ser que quem conta a verdade é o nazi do Jonhatan Meeeese! Esse sim um cavaleiro- cavalheiro da arte e bobo da corte!!



- Bom, mas bamo lá concluir a cena – o big picture:



. Joseph Beuys era Xamã

. Antoni Tàpies era Budista Zen (ou pelo menos assim pensavas mestre – mas os críticos de arte também te consideram, e Bem, um xamã)

. Pablo Picasso idem aspas

. Diego Armando Maradona tanbién

. Joan Miró

. John Coltrane



De cada vez que um tipo se aproxima de um certo xamanismo total… é simplesmente ABATIDO !


Desde Francisco Sá Carneiro a Malcolm X, desde Olof Palme a Jim Morrison – padrão todo igual!



Pessoel das artes plásticas – vamos lá ACORDAR ?? E deixar os mitos dos graaaandes artistas de além- Mar na paiz do sinhõ??



As CRUZES de Tàpies ainda assustam os académicos e críticos bem pensantes, não é mesmo ?? E a maltosa da Igreja e as beatas à janela.. todos dizem em uníssono:



"- Mestre - mais cruzes naum por favor ke o PPL naum ta preparado prá cena! Tudo menos isso!!"


- e o resto da hipocrisia do "Rei" lá de Madrid e do nosso muito luso Meirinhu fez o resto do serviço sujo e akilo da independança - agorinha tá descontrolado!! E o capel(ã)o aki do burgo de tugacity tá a adoooorar a cena!! - E se o nosso LFV não se unir a Barcelona e JÁ parece que o tipo da nortada diz a verdade sobre o tipo das mil e uma piscinas olímpicas e dos pneus!!



As cruzes de Tàpies são o sinal mais – da matemática pura e dura! O corpo no espaço do Budismo! O corpo que encontra o espírito! Deixem de dizer mentiras!!


Nada tem a ver com “Cristianismo”! A imagem subjectiva e simbólica existe ANTES da palavra escrita!! E da narrativa metafórica da “Bíblia”!! E da instrumentalização política abusiva das 3 “Religiões do Livro”!!!



E o Xamã Beuys incomoda ainda muuuuito mais! Ainda por cima vem dos fantasmas do pós- Guerra Alemão!! E a Esperança afinal tinha poukita esperança!!


O xamanismo é demasiado incómodo! Não é mesmo, burgueses da treta e religiosos da simbologia errada e politi.cus aos fins de semana e profs das univs certas?? Hã??



Pá.. vocês tenham meeeeesmo muita caaaaalma!

Isto agora vai ser estilo snipers russos a abater um a um, coelho que saia da toca.. já não volta a entrar.


Palavra de cobra Capelo!! Yáa??


Tudo Kool & da Gangue men in black…


39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Voltar ao BLOG